É fato que existe uma crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação à resolutiva de problemas sociais, ambientais e trabalhistas, assim como pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram. Ao se orientar e adotar postura direcionada a estes propósitos, as organizações geram valores positivos, com maiores e melhores resultados perante ao seu público interno e externo.
Deve ser evidenciado, enquanto garantia de sustentabilidade, a proposição fortalecida pelas instituições que representam os trabalhadores e empresários do setor do Asseio e Conservação, que demonstra ser objetivo comum a ambos: a melhoria da qualidade produtiva dos colaboradores e consequente benefício para a sociedade e meio ambiente que se utiliza dos serviços prestados por estas categorias profissionais.
A unidade de negócio SUSTENTABILIDADE FACOP estimula que as empresas, através de seus produtos e serviços, a adotarem uma postura de maior responsabilidade pelos impactos gerados. Estas resolutivas orientam a adequação à crescente demanda de clientes.
A SUSTENTABILIDADE FACOP, é a área comprometida na atuação e orientação sobre o desenvolvimento e a preservação dos recursos naturais, através de projetos que respeitem o meio ambiente e contribuam para o bem-estar social. Atua, sistemicamente, na instituição e empresas do setor, visando o consumo consciente, o gerenciamento de resíduos sólidos e provendo ações de educação sobre o tema, com governança baseada em princípios de transparência e participação.
No âmbito corporativo, o gerenciamento bem-sucedido dos fatores voltados à sustentabilidade é um meio eficaz de otimizar a coordenação de riscos e proteger o valor da empresa. As organizações que incorporam esses componentes em sua estratégia e planos de gerenciamento têm uma vantagem competitiva ao reduzir seus custos de conformidade. Além de, se adequar legislativamente quanto a políticas públicas de cunho socioambiental e a outras orientações normativas quanto a critérios de desenvolvimento ambiental, social e de governança, gerando conformidade regulatória e vantagem competitiva.
Mas não se trata apenas da obrigatoriedade do cumprimento regulatório, as organizações devem querer ativamente melhorar seus processos e causar um impacto positivo – não apenas porque é bom para suas relações públicas, ou para seus retornos a longo prazo, ou para suas reputações ou sua própria consciência – mas porque é bom para o planeta e para a sociedade.
Modelos de negócios sustentáveis devem, portanto, perseguir abordagens inovadoras e devem estar vinculadas à estratégia de negócios, buscando a redução de custos, a elevação dos ativos tangíveis e intangíveis e a redução do risco da organização.
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